Perguntas Frequentes


O Mountain Bike BH realiza as ações de manejo em trilha em parceria com o Projeto Trilhas. As áreas que recebem as ações de criação, recuperação e melhoria das trilhas são realizadas conforme interesse de patrocinadores e diretrizes estabelecidas pela coordenação do Projeto Trilhas.

Faça contato com a Diretoria Executiva do Mountain Bike BH que serão fornecidas as diretrizes e condições para participar da equipe para cada temporada.

Não é condição para o atleta. No entanto, caso não seja associado, o atleta deve negociar os compromissos com os associados responsáveis pela coordenação da equipe. Os compromissos são estabelecidos para cada temporada.

A equipe é formada por ciclistas amadores que se dedicam participar das principais provas de mountain bike no Brasil e, eventualmente, em outros países.

Não. A entidade é uma associação civil sem finalidade econômica e, portanto, tem o objetivo de gerar benefícios a seus associados e a todo sociedade de forma difusa. Ela não tem como finalidade se dedicar, precipuamente, de venda de produtos ou fornecimento de serviços pelas entidades.

Qualquer pessoa pode pedir para se associar ao Mountain Bike BH. O pedido deve ser direcionado à Diretoria Executiva que, uma vez aprovado, comunica o fato a admissão do novo associado ao Conselho Fiscal e Consultivo.

Os membros da Diretoria Executiva do Conselho Fiscal e Consultivo são escolhidos em Assembleia Geral Eletiva para exercício do mandato de 4 anos. Os mandatos dos membros da Diretoria Executiva só podem ser eleitos para dois mandatos consecutivos. Os membros do Conselho Fiscal e Consultivo não possuem limites de reeleição.

O Mountain Bike BH é mantido com contribuição de seus associados. Recursos oriundos de patrocínio são direcionados aos projetos e ações específicas da entidade.

O Mountain Bike BH possui três órgãos responsáveis pela administração: a Assembléia Geral; a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal e Consultivo. A Diretoria Executiva é responsável pela representação legal da entidade e traçar diretrizes políticas e técnicas da Associação, aprovar e implementar projetos e ações, elaborar e executar orçamento da entidade e cuidar da administração financeira e contábil. O Conselho Fiscal e Consultivo tem a função de realizar a fiscalização contábil-financeira e política das ações da Associação. Esse órgão tem poderes para suspender ou revogar atos da Diretoria Executiva. A Assembléia Geral é o órgão soberano da Associação constituído pelos associados que estejam em no pleno exercício dos direitos previstos no estatuto.

Os associados do Mountain Bike BH são ciclistas ou pessoas interessadas em contribuir ou se envolver nas atividades da entidade.

Atualmente, a entidade promove ações seguindo dois grandes eixos principais: 1) ações voltadas ao desenvolvimento do ciclismo como atividade de lazer e como esporte; 2) ações voltadas para a educação ambiental e melhoria dos espaços destinados à prática do mountain bike.

A Associação Mountain Bike BH de Ciclismo, também identificada como Mountain Bike BH, é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada no dia 28 de junho de 2007, ciclistas amadores que tem como objetivo promover o desenvolvimento o ciclismo na região metropolitana de Belo Horizonte.

.