Mountain Bike BH

Benefícios da Bicicleta para a Saúde

Jornal Estado de Minas

Caderno Bem Viver – 09/03/2008

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Repórter: Vanessa Jacinto

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Saúde Pública

Benefícios da bicicleta

Pedalar pode aumentar capacidade cardiorrespiratória

Para quem quer emagrecer e melhorar o condicionamento físico, mas sente que a caminhada não é assim, tão motivadora, uma boa opção é pedalar. Dentro ou fora das academias, o exercício feito em bicicletas pode resultar numa série de benefícios, como aumento da capacidade cardiorrespiratória e redução do peso corporal. A prática está entre uma das melhores para prevenir e tratar hipertensão, infarto do miocárdio e colesterol alto, entre outras doenças.

Segundo o professor Marcos Zang, especialista em fisiologia do esporte, em uma hora de pedaladas é possível perder entre 300 e 500 calorias. “O consumo vai depender da carga e velocidade. No spinning (uma das variações dos exercícios feitos em bicicleta), por exemplo, em que existe simulação de vários tipos de terreno, chega-se facilmente às 500 calorias”, afirma.

Na bicicleta vertical, é preciso cuidado extra com a postura ou o praticante pode sentir sérias dores na coluna. No modelo horizontal, mais confortável, o aluno se sente mais motivado. Nesse caso, o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas é um pouco menor. Em compensação, como o estresse é menor, ocorrem menos lesões, enfraquecimento da coluna e hérnia de disco. “Por todos esses benefícios, atualmente, elas são as preferidas nas academias”, lembra Marcos.

A decisão de praticar ciclismo ou outra atividade de academia feita na bicicleta exige cuidados, especialmente se o objetivo é preservar a saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos. Para começar, o sistema osteomuscular não pode estar comprometido. Para quem tem lesão no joelho, quadril ou coluna, por exemplo, o melhor é descartar a idéia de pedalar.

Portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos se beneficiam mais do exercício quando ele é praticado no fim da tarde. O mais importante, contudo, é manter um horário fixo, para que o organismo se adapte melhor. Pessoas cardíacas devem consultar um médico para verificar se podem exercitar-se sem riscos.

No ciclismo, assim como na natação, existe a vantagem da eliminação do efeito do peso corporal, mas é fundamental que o exercício seja constante. Se o objetivo é emagrecer ou conseguir condicionamento, as pedaladas não podem ser em ritmo de passeio.

Para andar nas ruas, aliás, é preciso encontrar um espaço adequado, evitando paradas de semáforos, por exemplo, que podem prejudicar a qualidade do exercício, já que quebram a continuidade.

No mais, na rua ou na academia, é preciso adotar uma série de cuidados com relação ao equipamento. Ele deve ser ajustado às condições corporais de cada pessoa para que o exercício seja bem feito e não cause problemas (veja quadro).

Efeito das pedaladas

Os exercícios feitos na bicicleta ajudam a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e reduzem o peso corporal. Trabalham principalmente músculos inferiores, da coxa, glúteo e panturrilha. Dependendo da intensidade, é possível fortalecer, enrijecer e diminuir o percentual de gordura.

Ajuste seu equipamento

• A altura do selim deve ser regulada para que, quando a perna estiver na posição mais distante, o joelho ainda esteja levemente flexionado.

• A altura do selim deve estar alinhada com a ponta do canote do guidão.

• A distância entre o selim e o guidão deve ser a soma do antebraço mais a mão estendida, de forma que o cotovelo fique encostado na ponta do selim e o dedo na ponta do canote.

Cuidados básicos

• É fundamental levantar-se do banco a cada 5 ou 10 minutos. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.

• As roupas devem ser adequadas à prática de exercício. Existem bermudas especiais, acolchoadas. Os bancos de gel também são uma opção para evitar, por exemplo, lesões no períneo. Ambos diminuem impactos na região pubiana.

• Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um walkman pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar.

• O ideal é fazer alongamentos durante 10 minutos antes e depois da atividade física.

• A qualquer sinal de dores, cãibras, falta de ar, cansaço extremo, é recomendado parar. Depois, procure um médico.

Alimentação e hidratação

• Nenhum exercício deve ser feito em jejum. O correto é fazer lanches leves, pelo menos uma hora antes, à base de carboidratos.

• Para uma boa hidratação, o ideal é ingerir 300 mililitros de água uma hora antes do exercício e 100 mililitros a cada 15 minutos de atividade. Isotônicos devem ser usados por quem pratica mais de uma hora de exercícios.

Proteção

• Para quem vai fazer o exercício fora da academia, proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares é fundamental. Para os olhos, use óculos escuros com proteção UVA e UVB. Para a pele, não dispense um bom filtro solar. Evite os horários de sol forte.

Vanessa Jacinto

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Nota do BLOG do MTB-BH

Esta reportagem foi integralmente copiada de um artigo do Caderno de Saúde do Portal UAI, mas o link original não funciona mais.

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por: admin

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25 Comentários

    Gostei demais dessas informações, pois queria saber se realmente os exercicios de bicicletas trabalhavam os músculos do glúteo, assim estou satisfeita e também pelas dicas de segurança. obg! Um abraço……..

  • muito boa suas dicas sempre andei de bicicleta mas agora estou praticando exercícios com ela.obrigada

  • gostei muito,essas informações me ajudaram muito em umtrabalho da faculdade,cuso fsioterapia e tava fazendo um trabalho sobre exercícios aeróbicos e esse contúdo me ajudou muito.um abraço.

  • Muito boas as dicas. Estou precisando perder uns 3 kgs, tenho 1,73 e 74 kgs, sou hipertenso e preciso manter a boa forma, já q trabalho de 12 a 14 horas dirigindo. Obrigado.

  • oi valeu pela dicas de liquidos para engerir estou pedalando e buscava enformaçao valeu bjs!

  • gostei mi ajudou muito agora posso pedalar
    com mais qualidade obrigado

  • Cara, gostei das suas recomendações, mas pra mim falta uma: quando vc for fazer grandes distâncias em bike tb é bom repor sais que vc perde e pra isso eu uso um produto bem bacana e prático. O nome é SUUM, se vcs quiserem saber mais é só entra no site : http://www.suum.com.br eles tb tem um blog com um monte de coisa: suumhb.blogspot.com

  • uma dica boa é peladar um periodo e sair da bike e andar queima legal mesmo eu levo o cel cronometro 30 minutos e ainda ouço radio e volto tomo ducha e fico bem exercitado

  • Muito legal, eu encontrei na byke uma ótima maneira de me deslocar de um lugar para outro economizando na passagem e na academia, ou seja consegui unir o útil ao agradável, é muito bom. Sem contar que com todas estas excelentes informações além de incentivar com minhas práticas de exercícios me trouxe mais consciência. Valeu!

  • Ola galera do Pedal, Curti muito o forum achei legal, tb gosto muito de pedalar mas faço Down Hill, agora to montando uma MTB tenha uma KHS e estou procurando peças boas, queria ver se no Forum tem alguem que vende peças pode ser usadas mais com bom estado e de marca boa. qualquer coisa me avisa por email ivanmegabig@gmail.com abraço!!!!

  • Concordo com os benefícios do pedal, físico e social. Mas questiono quando diz que nao é indicado para quem tem problema no joelho, uma vez que fortelece a musculatura e nao tem o impacto que outras atividades proporcionam.

  • E eu que pensei que sabia tudo sobre bike. Obrigado.

  • Amei a matéria queria muito emagrecer, estava até fazendo abdominais mas dói muito e também cansa, quando li a matéria decidi fazer só bicicleta também com todos esses benefícios e nem precisa sair de casa. Bjs

  • [...] benefícios, atualmente, elas são as preferidas nas academias”, lembra Marcos..” Fonte : http://mountainbikebh.com.br/site/index.php/beneficios-da-bicicleta-para-a-saude Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Tags: Testei e [...]

  • ola muito legal essas dicas mais tenho uma duvida estou com um liquido no juelho nao muito grave so doi e eu comprei uma bicicleta eu posso pedalar? ou nao/

    • Eliete, procure um ortopedista e um fisioterapeuta que sejam especializados em atividades esportivas, para que façam a orientação correta.

    Tenho uma life zone e estou mto satisfeita com o resultado. Agradeço as informações que foram satisfatórias.

  • Larguei o carro e comprei uma bike para ira ao trabalho, ao todo rodo uma média de 22km (incluindo ida e volta), gasto uma faixa de 32min para ir e voltar.
    Posso dizer que foi uma das melhores coisas que fiz, além de manter a saúde boa, emagreci 4kg em 2 meses.

    Parabéns pelas dicas.

    Att;
    Luiz Henrique

    • Bacana demais, Luiz! Boas pedaladas!

    muito bom gostei das dicas

  • Vanessa gostei.
    Posso colocar essa informação no meu site?
    no final coloco a fonte.

    Obrigado aguardo.

    • Paulo, este texto foi inteiramente copiado de uma matéria do site Saúde Plena, infelizmente o link original (no topo do texto) não funciona mais, e também não há a matéria no site. Pode divulgar o texto, mantendo o nome da autora, e linkando para o blog.

    Muito bom!
    So gostaria de perguntar qual a intensidade que exercicio tem que ter pra trabalhar bem pernas e gluteos..

  • […] extraido de: MoutainBikeBH […]

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