Mountain Bike BH

Benefícios da Bicicleta para a Saúde

Jornal Estado de Minas

Caderno Bem Viver – 09/03/2008

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Repórter: Vanessa Jacinto

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Saúde Pública

Benefícios da bicicleta

Pedalar pode aumentar capacidade cardiorrespiratória

Para quem quer emagrecer e melhorar o condicionamento físico, mas sente que a caminhada não é assim, tão motivadora, uma boa opção é pedalar. Dentro ou fora das academias, o exercício feito em bicicletas pode resultar numa série de benefícios, como aumento da capacidade cardiorrespiratória e redução do peso corporal. A prática está entre uma das melhores para prevenir e tratar hipertensão, infarto do miocárdio e colesterol alto, entre outras doenças.

Segundo o professor Marcos Zang, especialista em fisiologia do esporte, em uma hora de pedaladas é possível perder entre 300 e 500 calorias. “O consumo vai depender da carga e velocidade. No spinning (uma das variações dos exercícios feitos em bicicleta), por exemplo, em que existe simulação de vários tipos de terreno, chega-se facilmente às 500 calorias”, afirma.

Na bicicleta vertical, é preciso cuidado extra com a postura ou o praticante pode sentir sérias dores na coluna. No modelo horizontal, mais confortável, o aluno se sente mais motivado. Nesse caso, o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas é um pouco menor. Em compensação, como o estresse é menor, ocorrem menos lesões, enfraquecimento da coluna e hérnia de disco. “Por todos esses benefícios, atualmente, elas são as preferidas nas academias”, lembra Marcos.

A decisão de praticar ciclismo ou outra atividade de academia feita na bicicleta exige cuidados, especialmente se o objetivo é preservar a saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos. Para começar, o sistema osteomuscular não pode estar comprometido. Para quem tem lesão no joelho, quadril ou coluna, por exemplo, o melhor é descartar a idéia de pedalar.

Portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos se beneficiam mais do exercício quando ele é praticado no fim da tarde. O mais importante, contudo, é manter um horário fixo, para que o organismo se adapte melhor. Pessoas cardíacas devem consultar um médico para verificar se podem exercitar-se sem riscos.

No ciclismo, assim como na natação, existe a vantagem da eliminação do efeito do peso corporal, mas é fundamental que o exercício seja constante. Se o objetivo é emagrecer ou conseguir condicionamento, as pedaladas não podem ser em ritmo de passeio.

Para andar nas ruas, aliás, é preciso encontrar um espaço adequado, evitando paradas de semáforos, por exemplo, que podem prejudicar a qualidade do exercício, já que quebram a continuidade.

No mais, na rua ou na academia, é preciso adotar uma série de cuidados com relação ao equipamento. Ele deve ser ajustado às condições corporais de cada pessoa para que o exercício seja bem feito e não cause problemas (veja quadro).

Efeito das pedaladas

Os exercícios feitos na bicicleta ajudam a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e reduzem o peso corporal. Trabalham principalmente músculos inferiores, da coxa, glúteo e panturrilha. Dependendo da intensidade, é possível fortalecer, enrijecer e diminuir o percentual de gordura.

Ajuste seu equipamento

• A altura do selim deve ser regulada para que, quando a perna estiver na posição mais distante, o joelho ainda esteja levemente flexionado.

• A altura do selim deve estar alinhada com a ponta do canote do guidão.

• A distância entre o selim e o guidão deve ser a soma do antebraço mais a mão estendida, de forma que o cotovelo fique encostado na ponta do selim e o dedo na ponta do canote.

Cuidados básicos

• É fundamental levantar-se do banco a cada 5 ou 10 minutos. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.

• As roupas devem ser adequadas à prática de exercício. Existem bermudas especiais, acolchoadas. Os bancos de gel também são uma opção para evitar, por exemplo, lesões no períneo. Ambos diminuem impactos na região pubiana.

• Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um walkman pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar.

• O ideal é fazer alongamentos durante 10 minutos antes e depois da atividade física.

• A qualquer sinal de dores, cãibras, falta de ar, cansaço extremo, é recomendado parar. Depois, procure um médico.

Alimentação e hidratação

• Nenhum exercício deve ser feito em jejum. O correto é fazer lanches leves, pelo menos uma hora antes, à base de carboidratos.

• Para uma boa hidratação, o ideal é ingerir 300 mililitros de água uma hora antes do exercício e 100 mililitros a cada 15 minutos de atividade. Isotônicos devem ser usados por quem pratica mais de uma hora de exercícios.

Proteção

• Para quem vai fazer o exercício fora da academia, proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares é fundamental. Para os olhos, use óculos escuros com proteção UVA e UVB. Para a pele, não dispense um bom filtro solar. Evite os horários de sol forte.

Vanessa Jacinto

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Nota do BLOG do MTB-BH

Esta reportagem foi integralmente copiada de um artigo do Caderno de Saúde do Portal UAI, mas o link original não funciona mais.

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por: admin

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27 Comentários

    Gostei demais dessas informações, pois queria saber se realmente os exercicios de bicicletas trabalhavam os músculos do glúteo, assim estou satisfeita e também pelas dicas de segurança. obg! Um abraço……..

  • muito boa suas dicas sempre andei de bicicleta mas agora estou praticando exercícios com ela.obrigada

  • gostei muito,essas informações me ajudaram muito em umtrabalho da faculdade,cuso fsioterapia e tava fazendo um trabalho sobre exercícios aeróbicos e esse contúdo me ajudou muito.um abraço.

  • Muito boas as dicas. Estou precisando perder uns 3 kgs, tenho 1,73 e 74 kgs, sou hipertenso e preciso manter a boa forma, já q trabalho de 12 a 14 horas dirigindo. Obrigado.

  • oi valeu pela dicas de liquidos para engerir estou pedalando e buscava enformaçao valeu bjs!

  • gostei mi ajudou muito agora posso pedalar
    com mais qualidade obrigado

  • Cara, gostei das suas recomendações, mas pra mim falta uma: quando vc for fazer grandes distâncias em bike tb é bom repor sais que vc perde e pra isso eu uso um produto bem bacana e prático. O nome é SUUM, se vcs quiserem saber mais é só entra no site : http://www.suum.com.br eles tb tem um blog com um monte de coisa: suumhb.blogspot.com

  • uma dica boa é peladar um periodo e sair da bike e andar queima legal mesmo eu levo o cel cronometro 30 minutos e ainda ouço radio e volto tomo ducha e fico bem exercitado

  • Muito legal, eu encontrei na byke uma ótima maneira de me deslocar de um lugar para outro economizando na passagem e na academia, ou seja consegui unir o útil ao agradável, é muito bom. Sem contar que com todas estas excelentes informações além de incentivar com minhas práticas de exercícios me trouxe mais consciência. Valeu!

  • Ola galera do Pedal, Curti muito o forum achei legal, tb gosto muito de pedalar mas faço Down Hill, agora to montando uma MTB tenha uma KHS e estou procurando peças boas, queria ver se no Forum tem alguem que vende peças pode ser usadas mais com bom estado e de marca boa. qualquer coisa me avisa por email ivanmegabig@gmail.com abraço!!!!

  • Concordo com os benefícios do pedal, físico e social. Mas questiono quando diz que nao é indicado para quem tem problema no joelho, uma vez que fortelece a musculatura e nao tem o impacto que outras atividades proporcionam.

  • E eu que pensei que sabia tudo sobre bike. Obrigado.

  • Amei a matéria queria muito emagrecer, estava até fazendo abdominais mas dói muito e também cansa, quando li a matéria decidi fazer só bicicleta também com todos esses benefícios e nem precisa sair de casa. Bjs

  • [...] benefícios, atualmente, elas são as preferidas nas academias”, lembra Marcos..” Fonte : http://mountainbikebh.com.br/site/index.php/beneficios-da-bicicleta-para-a-saude Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Tags: Testei e [...]

  • ola muito legal essas dicas mais tenho uma duvida estou com um liquido no juelho nao muito grave so doi e eu comprei uma bicicleta eu posso pedalar? ou nao/

    • Eliete, procure um ortopedista e um fisioterapeuta que sejam especializados em atividades esportivas, para que façam a orientação correta.

    Tenho uma life zone e estou mto satisfeita com o resultado. Agradeço as informações que foram satisfatórias.

  • Larguei o carro e comprei uma bike para ira ao trabalho, ao todo rodo uma média de 22km (incluindo ida e volta), gasto uma faixa de 32min para ir e voltar.
    Posso dizer que foi uma das melhores coisas que fiz, além de manter a saúde boa, emagreci 4kg em 2 meses.

    Parabéns pelas dicas.

    Att;
    Luiz Henrique

    • Bacana demais, Luiz! Boas pedaladas!

    muito bom gostei das dicas

  • Vanessa gostei.
    Posso colocar essa informação no meu site?
    no final coloco a fonte.

    Obrigado aguardo.

    • Paulo, este texto foi inteiramente copiado de uma matéria do site Saúde Plena, infelizmente o link original (no topo do texto) não funciona mais, e também não há a matéria no site. Pode divulgar o texto, mantendo o nome da autora, e linkando para o blog.

    Muito bom!
    So gostaria de perguntar qual a intensidade que exercicio tem que ter pra trabalhar bem pernas e gluteos..

  • […] extraido de: MoutainBikeBH […]

  • Maravilhoso o relato sobre os beneficios da prática da bicicleta.

  • Olá Eliete

    Sou fisioterapeuta e amante da bike, não recomendo você dar umas pedaladas
    sem antes procurar um profissional especializado em joelho, ou um fisioterapeuta ou ate mesmo um ortopedista, liguido no joelho pode ser muito complicado e doloroso, se cuida…

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